"Governos de várias partes do mundo estão discutindo a implementação de certificados para comprovar que uma pessoa está livre da covid-19, os chamados passaporte covid. O documento armazenará informações que comprovarão se o portador já foi vacinado contra a doença, se apresentou um resultado negativo recente em um teste RT-PCR ou se já contraiu o vírus anteriormente e possui anticorpos para combater uma nova infecção.
O principal objetivo do passaporte covid é permitir a volta do turismo internacional, um dos setores mais afetados pela pandemia, e ajudar outros importantes segmentos da economia a se recuperarem da crise provocada pela covid-19. No caso das viagens, com o documento em mãos, os turistas poderão visitar outros países sem a necessidade de respeitar longas quarentenas ou repetir exames feitos antes do embarque.
Para tentar evitar discriminação a turistas de algumas regiões e a algumas vacinas, os países estão discutindo formas de criar um padrão internacional para o passaporte covid ou de reconhecer os documentos emitidos por outros governos."
Fonte: Valor Econômico