RESULTADO ONLINE | (91) 3181-0000 | (91) 98429-7004 | WEBMAIL

Setembro Amarelo Mês de Prevenção ao Suicídio

Você está em - Home - Notícias - Setembro Amarelo Mês de Prevenção ao Suicídio

 

Há diversos fatores que podem provocar o suicídio, e nãosão somente as doenças mentais, sabia?
Pressões externas como cobranças sociais, culpa, remorso,ansiedade, medo, fracasso, humilhação e traumasgravíssimos, também fazem alguém acreditar que tirar aprópria vida resolverá.
Também há pessoas que agem com o sentimento deimpulso, geralmente estão exaustas por dentro eemocionalmente fragilizadas diante de situações que despertam possibilidade de suicídio.Assim como os fatores citados acima, há uma grande parte que adquire comportamento suicida por ter alguma dasdoenças mentais: depressão; transtorno bipolar; transtornosrelacionados ao uso de álcool e outras substâncias;transtornos de personalidade; e esquizofrenia.

Os suicidas estão passando quase que invariavelmente poruma doença mental que altera, de forma radical, a sua percepção da realidade e interfere em seu livre arbítrio. O tratamento eficaz doença mental é o pilar mais importante da prevenção do suicídio. Após o tratamento da doença mental o desejo de tirar a própria vida desaparece.

Falar sobre o suicídio não aumenta o risco. Muito pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem. Encontrar alguém que tenha disponibilidade para ouvir e compreender os sentimentos suicidas fortalece as intenções de viver. A busca por ajuda profissional de psicólogos ou psiquiatras é fundamental.

Oriente quem precisa ou procure ajuda!

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.